Os animais de estimação são membros da família e, quando um tutor falece ou se afasta, os pets podem ser bastante afetados emocionalmente. Assim como os humanos, os animais podem sentir a perda e passar por um período de luto. Neste post, discutiremos como a perda do tutor pode afetar os pets e o que pode ser feito para ajudá-los a lidar com essa situação.
Mudanças de comportamento
Quando um tutor falece ou se afasta, é comum que os pets experimentem mudanças de comportamento. Eles podem se tornar mais silenciosos e reclusos, ou podem ficar mais agitados e inquietos. Os animais também podem perder o apetite, deixar de brincar e se recusar a fazer atividades que antes gostavam. Alguns pets podem até mesmo apresentar sinais de depressão, como letargia e desânimo.
Como ajudar os pets a lidar com a perda
Se você notar que seu pet está sofrendo com a perda de um tutor, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a lidar com essa situação. Uma das coisas mais importantes é manter a rotina do animal o mais consistente possível. Isso pode incluir manter os horários de alimentação e de passeios, e continuar fazendo atividades que o pet gostava de fazer com o tutor. Além disso, é importante dar ao animal amor e atenção extra, para que ele se sinta seguro e confortado.
Procurando ajuda profissional
Se você achar que seu pet está sofrendo muito com a perda do tutor e não está melhorando com o tempo, pode ser necessário procurar ajuda profissional. Um veterinário ou um especialista em comportamento animal pode ajudar a identificar problemas de saúde ou comportamentais e fornecer orientação sobre como ajudar seu pet a lidar com a perda.
Sentimentos reais que inspiraram filme de cinema
Atenção: contém spoiler.
O filme Sempre ao seu lado retrata a história de amizade e amor entre o professor Parker Wilson (Richard Gere) e do seu cachorro Hachi. A ligação dos dois é tão grande que diariamente Hachi espera seu tutor na estação de trem para acompanha-lo até em casa. Um dia, no entanto, Parker não retornou do trabalho, pois teve um mal súbito e acabou falecendo.
Mesmo com a ausência do seu dono, Hachi permanece aguardando seu amigo todos os dias na estação de trem. Todos esforços da família para faze-lo entender que Parker não voltaria mais e que ele deveria ficar em casa foram em vão. Ele seguiu sua rotina na estação e fez isso até o fim dos seus dias.
O filme é inspirado em uma história real passada no Japão e por lá, Hachi virou um símbolo de lealdade ❤
Planejamento e preparação podem ajudar
Perder um tutor pode ser uma experiência difícil para os pets, mas com amor, atenção e cuidado, é possível ajudá-los a superar essa situação.
Deixar as informações sobre a rotina, preferências, cuidados e necessidades dos seus pets pode facilitar muito o momento da adaptação ao novo contexto familiar. Na plataforma Quando Eu Partir há uma seção inteira dedicada aos animais de estimação para garantir que tudo que é importante para eles esteja registrado e endereçado.
Se você notar que seu pet está sofrendo com a perda, não hesite em procurar ajuda profissional. Com o tempo e o cuidado adequados, seu pet pode se recuperar e voltar a ser feliz novamente.
Siga no Instragram @QuandoEuPartir e acesse o site www.quandoeupartir.com